ProtonMail forçado a cumprir a lei suíça e fornecer dados na prisão de ativista climático

11 dias atrás por IanDorfman

A polícia francesa prendeu um ativista do clima com a ajuda de informações que obteve do ProtonMail, apesar do aviso prévio do ProtonMail de que não registrava algumas das informações em questão.

Conforme observado pelo The Register, ProtonMail mudou o texto em seu site a respeito do registro dos endereços IP de seus usuários.

Janeiro de 2021: "Nenhuma informação pessoal é necessária para criar sua conta de e-mail segura. Por padrão, não mantemos nenhum registro de IP que possa ser vinculado à sua conta de e-mail anônima. Sua privacidade está em primeiro lugar."

Agora: "ProtonMail é um e-mail que respeita a privacidade e coloca as pessoas (não os anunciantes) em primeiro lugar. Seus dados pertencem a você e nossa criptografia garante isso. Também fornecemos um gateway de e-mail anônimo."

ProtonMail foi forçado a cumprir este mandado de informação da polícia francesa devido a um pedido legal suíço para as informações. Isso foi realizado por meio da transferência do mandado da Interpol pela Interpol para as contrapartes suíças. As informações fornecidas incluíram o endereço IP do ativista e os dispositivos que ele usou para acessar sua caixa de entrada.

Em uma postagem em seu blog oficial, ProtonMail declarou os seguintes pontos: "1. Em nenhuma circunstância nossa criptografia pode ser ignorada2. ProtonMail não fornece dados a governos estrangeiros; isso é ilegal de acordo com o Artigo 271 do Código Criminal Suíço. Nós apenas cumprimos com ordens juridicamente vinculativas das autoridades suíças.3. As autoridades suíças só aprovarão solicitações que atendam aos padrões legais suíços (a única lei que importa é a lei suíça) 4. A transparência com nossa comunidade de usuários é extremamente importante para nós. Desde 2015, publicamos um relatório de transparência divulgando como lidamos com as solicitações de aplicação da lei suíça: https://protonmail.com/blog/transparency-report/ 5. De acordo com a lei suíça, é obrigatório que um usuário seja notificado se um terceiro fizer uma solicitação de privacidade dados e tais dados devem ser usados ​​em um processo criminal. Mais informações podem ser encontradas aqui.6. De acordo com a legislação suíça atual, e-mail e VPN são tratados de forma diferente, e ProtonVPN não pode ser obrigado a registrar dados do usuário. Devido à privacidade restrita de oton, não sabemos a identidade de nossos usuários e em nenhum momento soubemos que os usuários-alvo eram ativistas do clima. Sabemos apenas que o pedido de dados do governo suíço veio por meio de canais normalmente reservados para crimes graves.8. Não havia possibilidade legal de resistir ou lutar contra este pedido específico. "

Independentemente desses esclarecimentos, é um fato que a verborragia em torno do registro de dados do ProtonMail em sua primeira página mudou após a publicidade em torno da prisão deste ativista climático francês.

Mais cobertura: ProtonMail Blog Reddit The Register

ProtonMail

ProtonMail

  • Freemium • Código Aberto
  • Linux
  • Conectados
  • Android
  • Iphone
  • iPad

Email seguro sem compromissos, trazido a você por cientistas do MIT e do CERN. Com sede na Suíça

593 curtidas 76 alternativas

❯ Alternativas para ProtonMail